14 agosto 2007

Na sexualidade, não há escolha


"Se a orientação sexual é um fato tão natural como a pigmentação dermatológica, não há nada de que ter orgulho. Podemos sentir orgulho da carreira que fomos construindo: do livro que escrevemos, da música que compusemos. O orgulho pressupõe mérito. E o mérito pressupõe escolha. Na sexualidade, não há escolha"


João Pereira Coutinho, publicado aqui.

6 sementes:

Tangas disse...

ah, amiga...
há a escolha de não se negar o que se é. ou negar, enfim...
obrigada pela visita

Danieli Dagnoni disse...

é, nunca tinha observado por esse ponto de vista, mas faz bastante sentido

Mente Assumida disse...

O orgulho de quem é LGBT não é na sua orientação sexual, mas sim naquilo que é enquanto pessoa, o orgulho em ser capaz de se aceitar como se é e em ser feliz, apesar de todos os entraves que a sociedade coloca aos homossexuais. Sempre achei curioso que a esmagadora maioria das pessoas pense imediatamente que quando se fala em "orgulho gay" se fala em orgulho na orientação sexual. Pensar assim é tão redutor... É a interpretação mais básica e mais imediata, e é também a que melhor serve àqueles que acham que os homossexuais não tem motivos para se orgulharem. Todas as pessoas têm motivos para terem orgulho.

By the way, João Pereira Coutinho sempre foi um homofóbico de primeira. Não creio que venha a mudar, embora nesse aspecto ele tenha possibilidade de escolha.

Anónimo disse...

"idem ibidem aspas aspas" ao que diz Mente Assumida.
Será assim tão difícil de perceber?

Silver disse...

isso da pigmentação dermatológica é que pode ser um problema...é que os protetores solares estão bué de caros!! :) bjiiiinhes

Maria Papoila disse...

A Tod@s, Debates animados é esse o propósito do post.

Deixem as vossas opiniões.