26 abril 2008

Desafio Literário



Pronto, mais um trabalhinho extra aqui para a menina, desta vez foi a Dantins que me desafiou a eleger 5 escritores ou livros da minha preferência e um autor ou obra que eu deixaria apodrecer na prateleira.

E os preferidos (autores ou livros)são:

José Luis Peixoto - "Amor. Amor. Amor, gostava de dizer esta palavra até gastá-la ainda mais. Amor, gostava de dizer esta palavra até perder ainda mais o seu sentido. Amor. Amor. Amor, até ser uma palavra que não significa nem sequer uma ilusão, uma mentira. Amor, amor, amor, nem sequer uma mentira, nem sequer um sentimento vago e incompreensível. Amor amor amor, até ser nem sequer uma palavra banal, nem sequer a palavra mais vulgar, nem sequer uma palavra. Amor amor amor, até ao momento em que alguém diz amor e ninguém vira a cabeça para ouvir, alguém diz amor e ninguém ouve, alguém diz amor e não disse nada. Sozinho, diante da campa. O amor é a solidão." (em «Uma Casa Na Escuridão»)

Ali Smith - Depois de ler "Hotel World" e "A Acidental" fiquei fã desta escritora e estou a ler neste momento "A Metamorfose do Amor": (...) conhece sede conhece fome conhece desejo conhece sonho conhece real conhece mesmo conhece diferente conhece morte conhece vida conhece fim conhece princípio uma e outra vez, a história da própria natureza, sempre inventiva, fazendo de uma coisa outra e uma coisa de outra e nada dura, nada se perde, nada morre nunca, as coisas podem sempre mudar porque as coisas hão-de sempre mudar, as coisas serão sempre diferentes porque as coisas podem sempre ser diferentes."

Pablo Neruda - em tudo o que escreveu, basta ler : (...)Quando tuas mãos saem, amada, para as minhas, o que me trazem voando?(...)

Susan Sontag - a escritora lésbica com obras como "O Amante do Vulcão", baseada na vida de sir William Hamilton e lorde Nelson, onde as revoluções políticas e o sexo são comparados à erupção do Vesúvio, em 1772 e "Na América" é uma crítica a uma sociedade que vive de aparências, em que tudo está à venda e que transforma todos em cínicos. A autora que um dia disse : "As únicas respostas interessantes são aquelas que destroem as perguntas. O que é lindo e viril num homem é algo feminino; o que é lindo e feminino numa mulher é algo masculino."

José Carlos Ary dos Santos - o poeta maldito que escreve em Auto-Retrato : "(...) Poeta de combate disparate/palavrão de machão no escaparate/ porém morrendo aos poucos de ternura. "

A
apodrecer na estante fica sem dúvida : Isabel Allende.
Não consigo explicar, mas por mais que tente iniciar a leitura de qualquer obra que a sra escreva não passo da 1ª página.


Não passo o desafio a ninguém por estar fora de prazo, mas quem passar por este blog e não tenha sido desafiado, considere-se.


2 sementes:

Tear disse...

Foste "selada"...mas com amizade lol

Passa lá no cantinho :)

Paula Baltazar Martins disse...

Obrigada por teres cumprido o desafio :)
O importante é mesmo ler, as escolhas variam...